quarta-feira, 4 de novembro de 2009

HONDA XRE 300

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Depois de cinco meses de espera, finalmente a nova trail da marca nipônica é apresentada ao mercado de duas rodas. Porém, só começa a ser vendida a partir de agosto.

Enquanto a moto não chega às concessionárias, conheça em detalhes as principais características da XRE 300: freio a disco na roda traseira, balança e rodas de alumínio e, de quebra, bagageiro muito parecido com o que equipa a XL 1000 Varadero.

O primeiro contato do modelo com a imprensa especializada aconteceu em 15 de maio, na pista de testes da Honda, em Rio Preto da Eva (AM). Era uma versão pré-série que só pôde ser fotografada. Agora é esperar pelos testes dinâmicos.

Com grande porte e design radical, a XRE 300 tem uma dura missão: substituir dois modelos de sucesso de uma só vez: Tornado e Falcon. “No início, a XR 250 Tornado era muito utilizado exclusivamente para o off-road. Mais tarde, com a chegada da CRF 230, a XR 250 ficou restrita à locomoção e lazer”, explica José Luiz Terwak, gerente de novos produtos da Honda.

Além disso, complementa Terwak, seria difícil adaptar o motor de 400cc da Falcon ao Promot 3. “Com isso decidimos oferecer um motor mais potente e qualidades touring à uma motocicleta baseada na Tornado”, diz o gerente referindo-se ao motor de 300cc, ao banco mais largo e também ao tanque maior da nova trail XRE.

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Estilo radical

A XRE 300 conta com linhas agressivas, seguindo a tendência “adventure”. Ao passar os olhos na on/off-road da marca nipônica, chamam a atenção o bom nível de acabamento e as soluções criativas do novo modelo. Além do paralama principal elevado, há outro menor junto à roda que protege o piloto contra respingos de lama ou da água da chuva. Na dianteira, o farol multi-refletor com lentes em policarbonato ganhou lâmpadas mais potentes (60/55W). Para dar um acabamento requintado na parte dianteira, a Honda utilizou aletas que integram o tanque de combustível (12,4 litros) ao paralama – na antiga Tornado eram 11,5 litros e na Falcon 15,3 litros. Os amantes da NX4 vão sentir falta da autonomia.

Totalmente digital, o novo painel está embutido à carenagem do farol e traz marcador de combustível, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia. Mais moderno que o da Falcon e mais completo que o da Tornado, já que traz conta-giros digital.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores (piscas) independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro. As rodas de alumínio na cor preta tem 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus de uso misto Metzeler Enduro 3.

Motor maior

Para encarar qualquer obstáculo, a XRE 300 está equipada com motor monociclíndrico de quatro tempos, 291,6 cm3, DOHC (Duplo comando no cabeçote), arrefecido a ar e com radiador de óleo.

Com 26,1 cv a 7.500 rpm de potência máxima e 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, este propulsor apresenta o mesmo torque da irmã CB 300R. Porém, a versão naked é pouca coisa mais potente: tem 26,53 cv a 7.500 rpm.

A XRE 300 traz ainda câmbio de cinco velocidades e sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com o novo sistema a XRE 300 atende, com folga, aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Ciclística

A trail da Honda foi montada sobre um novo chassi – berço semiduplo – que, segundo a montadora, oferece agilidade e fácil pilotagem. Na dianteira, garfo telescópico de longo curso e freio a disco de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão. Na traseira, suspensão monoamortecida (Pro-Link), com tensão de mola ajustável e balança de alumínio (Aluminium Swing Arm). Ao menos na teoria guarda o DNA off-road da Tornado para rodar com desenvoltura em estradas de terra.

O destaque fica por conta do novo freio traseiro: um disco de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples. Na cor dourada, as pinças conferem visual ainda mais sofisticado ao novo modelo trail da Honda. O peso a seco da XRE 300 é de 144,5 kg – 7,5 kg mais leve que a Falcon, porém 10 kg mais pesada que a XR 250.

Disponível nas cores preta, vermelha e amarela metálica, a moto chega à rede de concessionárias em agosto. No primeiro ano, a Honda espera vender 40 mil unidades da XRE 300. O preço público sugerido é de R$ 12.890,00 (base Estado de São Paulo) e não inclui despesas com frete e seguro. Porém, na prática esta moto deverá ser comercializada em torno de R$ 13.500,00. Sua principal concorrente, a Yamaha Lander 250 (2008), tem 20,7 cv de potência máxima e custa R$ 12.331,00.

Ficha técnica

Motor: 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima: 26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso: 79,0 x 59,5 mm
Alimentação: injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão: 9,0 : 1
Farol (alto/baixo): 60/55W
Sistema de partida: elétrica
Capacidade do tanque: 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Óleo do motor: 2,0 litros (1,4 litro para troca)
Transmissão: 5 velocidades
Embreagem: multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseira: pro-link com 225 mm de curso
Freio dianteiro: disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiro: disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro: 120/80 – 18M/C (62S)
Chassi: berço semiduplo
Altura do assento: 860 mm
Altura mínima do solo: 259 mm
Dimensões (C x L x A): 2.171 x 830 x 1.181 mm
Entre-eixos: 1.417 mm
Peso seco: 144,5 kg
Cores: preta, vermelha e amarela metálica
Preço: R$ 12.890,00

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Foi apresentada a Nova Honda XRE 300 2009, que substituirá a XR 250 Tornado, veja a foto, nas palavras do “informado”, ficou parecendo um cruzamento de uma BMW com uma Varadero.

O Motor será o mesmo que equipará a CB 300R um monocilíndrico de 300 cilindradas e 26 CV de potência. O combustível por enquanto, será exclusivamente gasolina. O fabricante ainda não se pronunciou mas tudo indica que se trata de um novo motor, e não somente de um aumento de diâmetro do pistão.

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Para os inúmeros praticantes de trilha de moto e fãs da antiga Tornado algumas alterações foram um verdadeiro tiro no pé, se deixaram a moto mais bonita confortável, também fizeram com que a moto fosse praticamente excluída do mundo off-road. O banco com o formato de concha dificulta a pilotagem e as carenagens e paralamas dificilmente sobreviverão nas trilhas.

Freio a Disco na roda traseira será mais uma novidade. O sistema de para-lamas dianteiro será totalmente novo, utilzando-se de sois para-lamas separados, um mais próximo do pneu, e outro logo acima.

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