quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Yamaha MT-03


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A MT-03 da Yamaha foi especialmente projetada para um máximo desempenho dentro de centros urbanos e esta “street fighter” tem realmente muita força para encarar qualquer desafio das ruas e, ainda por cima, com muito estilo.

Ficamos quatro dias testando uma Yamaha MT-03 que nos foi gentilmente cedida pela concessionária da marca para a grande Porto Alegre, a Motoryama, que é competentemente capitaneada por Rogério Schroeder.

Ao longo destes dias, rodamos quase 700 quilômetros e pudemos sentir o quanto esta moto é forte, ágil, rápida e atraente na cidade.

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A MT-03 ainda é pouco vista pelas ruas e, por causa disto, causa muita atração por onde passa. O visual extremamente moderno e recortado desta “naked” que representa o melhor estilo “street fighter”, moto concebida para a briga das ruas, atrai os olhos de quem a vê passar e chega a fazer alguns pararem só para admirá-la quando a vêem estacionada.

Invariavelmente, a pergunta que é feita a respeito dela quando estávamos por perto era “Que moto é esta?”.

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A MT-03 não é uma moto que esteja sendo oferecida em grande número nas concessionárias da Yamaha. Além disto, os seus potenciais consumidores ainda não tem bem certo qual o seu posicionamento de mercado. Muitos se surpreendem ao saber que ela é uma moto de 660 cilindradas e ficam confusos ao tentar compará-la com a Hornet da Honda, ou mesmo a FZ6-N da própria Yamaha.

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Na linha de produtos da Yamaha, a MT-03 está um passo antes de se chegar na FZ6-N, não sendo sua concorrente direta, assim como também não é concorrente direta da Hornet da Honda. Na verdade, por enquanto, a MT-03 não tem uma concorrente direta dentro do mercado brasileiro.

A MT-03 é vendida por preço abaixo de 30 mil reais, enquanto a FZ6-N e a Hornet tem preço em torno dos 34 mil. Embora seu motor tenha cilindrada maior (660) do que o motor da FZ6-N e da Hornet (600) sua concepção é totalmente diferente e lhe confere características bem diferenciadas.

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De fato, o motor que a Yamaha empregou na MT-03 é o mesmo utilizado na XT 660R, um monocilíndrico de 4 tempos refrigerado à água com 4 válvulas e comando OHC. Os motores da FZ6-N e da Hornet são de 4 cilindros em linha e comando DOHC.

Por ser equipada com este propulsor a MT-03 herdou todas as excelentes características de força e agilidade em baixas rotações que a XT 660R consagrou. Numa arrancada em um farol há de se ter cuidado para não fazer a moto empinar, pois ela é responde na hora a qualquer acionamento do acelerador.

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Quando está andando devagar, a MT-03 aceita ganhar velocidade a partir de praticamente qualquer marcha, basta acelerar, ouvir o motor roncar e, logo em seguida, a moto já está bem rápida.

O nível de ruído e vibração do motor é típico de um monocilindro de grandes dimensões. Quem está acostumado com uma moto de quatro cilindros vai estranhar um pouco no início, mas logo se acostuma.

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Quem está acostumado com motor de um ou dois cilindros de menor cilindrada não vai acreditar na força que este motor despeja na roda traseira.

Aliado à “usina de força” que é o motor da MT-03, seu quadro compacto e curto lhe proporciona extrema manobrabilidade e agilidade para enfrentar o tráfego urbano.

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Às vezes, a gente até esquece que ela é uma moto de médio porte, pois ela possibilita driblar com rapidez e facilidade os obstáculos mais apertados que se vê pela frente. O posicionamento do piloto, que é bem avançado, combinado com uma frente muito retraída dá grande visibilidade do asfalto logo à frente da moto.
Como é uma moto mais pesada e com um único grande cilindro, seu consumo não é o seu ponto alto, mas, para seu tipo, não decepciona. Durante o teste que realizamos a MT-03 alcançou o melhor nível de consumo com 22,3 Km/l e sua pior marca foi de 18,7 Km/l.

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Como tem muita força, estar com garupa ou a carga que ela leva não chega a ser um fator tão relevante, mas em estradas, por ser uma “naked”, sem carenagem ou parabrisa, a resistência imposta pelo vento é bem sentida.
Na estrada, a MT-03 sente a falta de uma sexta marcha, pois seu câmbio é de apenas cinco, reflexo de sua concepção urbana.

Quanto a suspensão e freios, estes estão muito bem dimensionados para qualquer desafio. A MT-03 concilia uma altura do assento ao solo relativamente baixa e, ao mesmo tempo, boa altura da suspensão, o que facilita transpor buracos e subir por sobre obstáculos sem maior dificuldade, ou andar por ruas alagadas, por exemplo. Os freios são a disco nas duas rodas e garantem resposta efetiva quando acionados.

121 MOTOTESTE YAMAHA MT-03

Enfim, a MT-03 é uma moto ideal para quem procura um design e estilo realmente diferenciados, com excelente performance para trafegar nas ruas congestionadas das grandes cidades e, de quebra, prover bom divertimento nas estradas, por um preço mais acessível do que o de outras motos de média cilindrada disponíveis no mercado brasileiro.

A MT-03 é comercializada somente na cor preta e pode ser encontrada na Motoryama, que fica localizada na Av. Farrapos, 3946 (F: 51-3406.4000), em Porto Alegre, ou na Av. Sen. Salgado Filho, 4337 (F: 51-3434.3240), em Viamão, ou ainda na Av. Getúlio Vargas, 6676 (F: 51-3032.4004), em Canoas.
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Especificações Técnicas

Comprimento total = 2.070 mm
Largura total = 860 mm
Altura total = 1.115 mm
Altura do assento = 805 mm
Distância entre eixos = 1.420 mm
Altura mínima do solo = 200 mm
Peso seco = 174,5 Kg
Motor monocilíndrico de 4 tempos , OHC, refrigerado a água, 4 válvulas
Cilindrada = 660 cc
Diâmetro x curso: 100,0 x 84,0 mm
Taxa de compressão = 10,0:1
Potência: 48 cv a 6.000 rpm
Torque: 5,95 kgf.m a 5.250 rpm
Capacidade do óleo do motor 3,4 litros
Capacidade do tanque de combustível (reserva): 15 litros
Alimentação: Injeção Eletrônica Denso
Câmbio: 5 velocidades, engrenamento constante
Quadro: ”diamond”
Pneu dianteiro = 120/70 – 17
Pneu traseiro = 160/60 - 17
Freio dianteiro: Disco flutuante de 298 mm de diâmetro, acionamento hidráulico
Freio traseiro: Disco de 245 mm de diâmetro, acionamento hidráulico
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira: Braço oscilante, monocross
Curso da suspensão dianteira 130 mm
Curso da suspensão traseira 120 mm
Painel de Instrumentos com Mostrador analógico para as rotações do motor e LCD com indicações da velocidade, combustível, temperatura, hodômetro parcial e total e luzes espias..


ESPERO QUE ESTEJAM GOSTANDO DO MEU BLOG...BJUSS!! ReNaTa

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