Criada em 1983 pelo ex-piloto e ex-funcionário da Harley Davidson, Erik Buell, a marca de motocicletas Buell nasceu com a missão de criar uma moto esportiva genuinamente norte-americana. Ao longo de mais de 25 anos de história, o sonho do engenheiro Erik materializou-se. A Buell foi comprada pela Harley-Davidson e hoje carrega a pecha de divisão esportiva da centenária fábrica de motocicletas.
Para reforçar ainda mais sua vocação, a Buell apresentou para 2010 algumas melhorias em seu line-up e um novo logotipo. Motivado pelos bons resultados conquistados no Campeonato Americano de Sportibikes pela 1125R, primeira moto Buell a usar um motor com refrigeração líquida, Erik ainda transformou em sucata um modelo que, segundo ele próprio, não traduzia sua filosofia para construir motocicletas.
“Ela era somente uma ótima moto para iniciantes. Não era inovadora, não era um sucesso e não era uma moto esportiva. Simplesmente uma boa motocicleta e não combinava mais com a marca”, afirmou ele referindo-se à Blast, equipada com um monocilíndrico de 492 cm³.
Dona de um desenho conservador – para não dizer ultrapassado – a Blast, ou melhor, sua destruição teve destaque no lançamento da linha 2010 da marca. De um jeito bem humorado o site da Buell anuncia a Blast 2010 criada pelo “inovador” processo de “amassamento” que, nada mais é, que uma prensa de ferro-velho transformando o modelo em sucata.
Sem novidades
O restante da linha não traz grandes novidades, apenas melhorias. Além do novo logotipo, a 1125R uma esportiva equipada com motor V2 de 1125 cm³ e 146 cv traz novas cores (branca e vermelha), lanterna traseira com LEDs, um novo pistão no cilindro mestre do freio e um sensor de oxigênio que, segundo, a marca otimiza o funcionamento da injeção eletrônica. Além de um útil visor para verificar o nível de óleo. Grande parte dessas melhorias também pode ser encontrada na 1125CR, a versão naked, que ganhou ainda novo guidão de alumínio.
Outra motocicleta famosa da marca que “mudou” foi a aventureira Ulysses XB12X. Para combinar com o quadro agora pintado em preto, a Ulysses ganhou um pára-brisa fumê e novos grafismos. Para melhorar o desempenho do motor Thunderstorm de dois cilindros em “V” com refrigeração a ar, a Buell instalou outro sensor de oxigênio e recalibrou a injeção eletrônica de combustível.
A atualização do propulsor também chegou aos modelos Lightning XB12S e Firebolt, que completam a linha 2010 da Buell sem grandes novidades.
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