Com motor de quatro cilindros em linha e 1.284 cm³, é a nova naked Honda CB 1300 Super Four A “força” desse motor de 1.284 cc. Com torque máxima de 11,9 kgf.m a 6.000 rpm, esse propulsor de quatro cilindros em linha empurra bastante desde as baixas rotações. Com comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida e um moderno sistema de injeção eletrônica, o “motorzão” é o grande destaque da nova integrante da linha de importadas da Honda, a CB 1300 Super Four. Apresentada no Salão do Automóvel de 2006, essa enorme naked, que tem o maior motor entre os modelos da linha CB, finalmente chega ao País. Disponível em duas opções de cores – branca/vermelha e preta, ambas com rodas douradas -, a CB 1300 SuperFour é importada do Japão e vendida a US$ 20.627. Com câmbio de US$ 1 = R$ 1,90 em 19 de junho, ela deve custar em torno de R$ 40 mil ao consumidor final. Estilo retrô O objetivo da Honda com a CB 1300 era criar uma moto com o estilo das lendárias CB, que fizeram a fama da marca, mas com tecnologia atual. Pois conseguiram. Apesar do estilo clássico – reforçado pelo motorzão aparente e pela suspensão bichoque na traseira –, a CB 1300 tem muita tecnologia embarcada. O motor, alimentado por injeção eletrônica programada (PGM-FI) e refrigerado por líquido, produz 115,6 cv a 7.500 rpm. Mas não se deixe enganar pelos números, a CB 1300 é uma moto forte e rápida para a categoria. Segundo a Honda, ela faz de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos. Sua velocidade final fica acima dos 220 km/h. Em uma estrada cheia de curvas já se pode notar que o sistema de suspensão bichoque na traseira é bastante eficiente para uma pilotagem divertida. Apesar de se tratar de um conceito antigo, os dois amortecedores traseiros são bastante modernos. Da grife Showa, trazem reservatórios de gás e são totalmente ajustáveis. Na dianteira, há um garfo telescópico convencional também regulável. Porém, vale a pena dizer, que se você não é um piloto profissional não vai precisar se preocupar com isso. Os ajustes originais de fábrica e o quadro berço duplo permitem “deitar” bastante nas curvas. Apesar de seu tamanho “intimidador”, a CB 1300 é ágil e fácil de pilotar. Na mão Como carro chefe do segmento naked da Honda, a CB 1300 não poderia deixar de ter uma característica marcante das motos da montadora japonesa: a facilidade de pilotagem. Bastam alguns quilômetros para ter a sensação que a moto é “sua”, que está “na mão”. Para isso contribuem a reduzida altura do assento e a equilibrada distribuição das massas. Por incrível que pareça, enquanto está em movimento mal se nota os 234 kg a seco dessa big naked. Ela é bastante ágil e muda de direção com facilidade. Outro ponto que torna a CB 1300 fácil de pilotar é o motor. Tem força para retomadas e acelerações sem assustar o piloto. Basta girar o acelerador que a respostas vêm rapidamente, mas de forma suave, civilizada, bem diferente de uma superesportiva. Os freios também trabalham com progressividade sem sustos, apesar do tamanho avantajado: duplo disco flutuante de 310 mm na dianteira e disco simples de 256 mm na traseira. Cidade e estrada Outro quesito que difere a CB 1300 das rápidas superesportivas é o conforto. Seu guidão – ajustável em duas posições – proporciona uma boa ergonomia. Em conjunto com o banco em dois níveis, pode-se rodar horas com essa naked, seja pela estrada ou pela cidade. A garupa também vai bem posicionada na nova Honda. Vale destacar o design diferenciado da capa de couro do largo banco. Para viajar, além do conforto, a CB 1300 tem um grande tanque para 21 litros. O motociclista conta ainda com um tradicional, porém completo, painel com dois relógios – um com velocímetro e outro com conta-giros e marcador de combustível e relógio digital. Uma pequena tela de cristal líquido traz informações como hodômetros totais e parciais, consumo, relógio, etc. Há ainda um modo com hodômetro diário e outras funções. Novo segmento A Honda CB 1300 Super Four é o terceiro lançamento da marca no segmento de importadas neste ano – já foram lançadas a superesportiva CBR 600RR e a Gold Wing com air-bag. Mas ainda tem mais. Deve chegar em breve a big-trail XL 1000V Varadero. Isso demonstra que a fabricante japonesa, que lançou a acessível Pop 100 no final de 2006, está querendo disputar mercado e aumentar sua participação no segmento premium. Segundo José Luiz Terwak, gerente de desenvolvimento de novos produtos, pouco a pouco a gigante japonesa está preenchendo a lacuna na sua linha de modelos. As outras marcas que se cuidem. motosBR...ESPERO Q GOSTEM DO MEU BLOG...LINDAS MOTOS PRA VOÇÊ...BJO..ReNaTa
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