quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Honda CB 1300 superfour


Uma grande moto

Com motor de quatro cilindros em linha e 1.284 cm³,

é a nova naked Honda CB 1300 Super Four

honda-1300-4

A “força” desse motor de 1.284 cc. Com torque máxima de 11,9 kgf.m
a 6.000 rpm, esse propulsor de quatro cilindros em linha empurra bastante desde
as baixas rotações. Com comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida e um
moderno sistema de injeção eletrônica, o “motorzão” é o grande destaque da
nova integrante da linha de importadas da Honda, a CB 1300 Super Four.

Apresentada no Salão do Automóvel de 2006, essa enorme naked, que tem
o maior motor entre os modelos da linha CB, finalmente chega ao País.
Disponível em duas opções de cores – branca/vermelha e preta, ambas
com rodas douradas -, a CB 1300 SuperFour é importada do Japão e vendida
a US$ 20.627. Com câmbio de US$ 1 = R$ 1,90 em 19 de junho, ela deve
custar em torno de R$ 40 mil ao consumidor final.

honda-1300-3

Estilo retrô
O objetivo da Honda com a CB 1300 era criar uma moto com o estilo das
lendárias CB, que fizeram a fama da marca, mas com tecnologia atual.
Pois conseguiram. Apesar do estilo clássico – reforçado pelo motorzão
aparente e pela suspensão bichoque na traseira –, a CB 1300 tem muita
tecnologia embarcada.

O motor, alimentado por injeção eletrônica programada (PGM-FI) e refrigerado
por líquido, produz 115,6 cv a 7.500 rpm. Mas não se deixe enganar pelos
números, a CB 1300 é uma moto forte e rápida para a categoria. Segundo a
Honda, ela faz de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos.
Sua velocidade final fica acima dos 220 km/h.

Em uma estrada cheia de curvas já se pode notar que o sistema de suspensão
bichoque na traseira é bastante eficiente para uma pilotagem divertida.
Apesar de se tratar de um conceito antigo, os dois amortecedores traseiros
são bastante modernos. Da grife Showa, trazem reservatórios de gás e são
totalmente ajustáveis.

Na dianteira, há um garfo telescópico convencional também regulável.
Porém, vale a pena dizer, que se você não é um piloto profissional não vai
precisar se preocupar com isso. Os ajustes originais de fábrica e o quadro
berço duplo permitem “deitar” bastante nas curvas. Apesar de seu
tamanho “intimidador”, a CB 1300 é ágil e fácil de pilotar.

honda-1300-2

Na mão
Como carro chefe do segmento naked da Honda, a CB 1300 não poderia deixar
de ter uma característica marcante das motos da montadora japonesa: a
facilidade de pilotagem. Bastam alguns quilômetros para ter a sensação que
a moto é “sua”, que está “na mão”.

Para isso contribuem a reduzida altura do assento e a equilibrada distribuição
das massas. Por incrível que pareça, enquanto está em movimento mal se nota
os 234 kg a seco dessa big naked. Ela é bastante ágil e muda de direção com
facilidade.

Outro ponto que torna a CB 1300 fácil de pilotar é o motor. Tem força para
retomadas e acelerações sem assustar o piloto. Basta girar o acelerador que a
respostas vêm rapidamente, mas de forma suave, civilizada, bem diferente
de uma superesportiva.

Os freios também trabalham com progressividade sem sustos, apesar do
tamanho avantajado: duplo disco flutuante de 310 mm na dianteira e
disco simples de 256 mm na traseira.

honda-1300

Cidade e estrada Outro quesito que difere a CB 1300 das rápidas
superesportivas é o conforto. Seu guidão – ajustável em duas posições –
proporciona uma boa ergonomia. Em conjunto com o banco em dois níveis,
pode-se rodar horas com essa naked, seja pela estrada ou pela cidade.
A garupa também vai bem posicionada na nova Honda. Vale destacar
o design diferenciado da capa de couro do largo banco.

Para viajar, além do conforto, a CB 1300 tem um grande tanque para 21 litros.
O motociclista conta ainda com um tradicional, porém completo, painel com
dois relógios – um com velocímetro e outro com conta-giros e marcador de
combustível e relógio digital. Uma pequena tela de cristal líquido traz
informações como hodômetros totais e parciais, consumo, relógio, etc.
Há ainda um modo com hodômetro diário e outras funções.

Novo segmento
A Honda CB 1300 Super Four é o terceiro lançamento da marca no segmento
de importadas neste ano – já foram lançadas a superesportiva CBR 600RR e a
Gold Wing com air-bag. Mas ainda tem mais. Deve chegar em breve a big-trail
XL 1000V Varadero.

Isso demonstra que a fabricante japonesa, que lançou a acessível Pop 100 no final
de 2006, está querendo disputar mercado e aumentar sua participação no
segmento premium. Segundo José Luiz Terwak, gerente de desenvolvimento de
novos produtos, pouco a pouco a gigante japonesa está preenchendo a lacuna na
sua linha de modelos. As outras marcas que se cuidem.

motosBR...ESPERO Q GOSTEM DO MEU BLOG...LINDAS MOTOS PRA VOÇÊ...BJO..ReNaTa

Nenhum comentário:

Postar um comentário